(27) 3323-1617

O QUE FAZEMOS

Hipnoterapia

É um tratamento psicológico que usa a hipnose. A hipnose é um estado especial de consciência. Segundo o psiquiatra e hipnoterapeuta norte-americano Milton H Erickson, toda hipnose é sempre uma autohipnose. Ele cunhou o termo “hipnose naturalística” para definir aqueles estados que todo mundo experimenta, no dia a dia, quando a gente se distrai vendo uma paisagem, ou vendo um filme.Por exemplo: quando dirigimos um carro, nós nos dividimos em dois (uma parte da nossa mente dirige o carro e a outra ouve uma música, conversa com o carona, etc). A hipnoterapia utiliza esse estado que acontece, diversas vezes ao dia, com todo mundo. Um estado aonde a pessoa fica mais voltada para si mesma, e, que permite aflorar os recursos, que ela já tem dentro de si, para resolver os conflitos e superar as dificuldades de forma mais rápida, eficiente e duradoura. A comunicação que o hipnoterapeuta usa é indireta, metafórica e  inespecífica porque o inconsciente tem uma tendência natural de completar com os recursos próprios aquilo que não fica bem definido.

 

Quem pode se beneficiar deste tratamento?

Qualquer pessoa que tenha perdido a sua autonomia. Desde algo tão simples como medo de barata, até situações complexas como ansiedade, depressão ,  etc.

 

O que é perder a autonomia?

O ser humano adulto tem uma aptidão natural para resolver suas dificuldades por si mesmo. Em certas circunstâncias, como situações de crise, sobrecarga de trabalho ou emoções, ele pode precisar de  recursos que não encontra. Recursos que ele tem mas não consegue utilizar porque estão bloqueados por algum motivo.

 

Terapia Estratégica Breve 

É uma terapia que não prioriza a descrição e o tipo de patologia que o cliente traz, e sim, quais as tentativas de solução empreendidas pelo mesmo pois, justamente, são nessas tentativas que agravam ou geram os problemas. O diálogo estratégico entre terapeuta e cliente é o guia para o cliente descobrir alternativas de solução para os seus problemas. O saber perguntar de forma estruturada do terapeuta faz com que o cliente sinta que as descobertas de soluções são suas. O terapeuta nem propõe e nem impõe e a mudança acontece, como consequência natural do diálogo estratégico.

 

Terapia de família e de casal

O  foco está na interação. O problema e a solução são co-construidos pelas pessoas envolvidas. A solução está na busca de entendimento e aceitação de cada um pelo outro e por si mesmo.

 

O que é EMDR? (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)?

"A terapia EMDR é uma nova abordagem de psicoterapia, desenvolvida nos Estados Unidos no final dos anos 80 pela psicóloga Francine Shapiro. EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pelas siglas em inglês, porque permite o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas através da dessensibilização e integração do conteúdo neuronal em diferentes hemisférios cerebrais." 


INFORMAÇÕES

19.01

PSICOTERAPIA SIMPLIFICADA - uma experiência

+

06.01

Hipnoterapia - uma das abordagens.

+

09.05

Como cada um vivencia um estado hipnótico?

+

09.05

A Hipnose e o Trabalho Terapêutico

+